F.A.Q

Atendimento

Como posso contactar os SMAS?

  • Atendimento telefónico - 271 232 740
  • Comunicação de leituras mensais telef. - 800 208 800 (A data adequada para envio de Leituras é a que consta na sua fatura).
  • Atendimento público Serviços Municipalizados Largo de S. Vicente, nº7 6300-600 Guarda
  • Fax - 271 232 749

O que é necessário para celebrar um contrato de abastecimento de água?

Enviar os documentos que se mencionam aqui ou dirigir-se ao Atendimento dos SMAS.

O que devo fazer para rescindir um contrato?

Solicitar por escrito, anexando cópia de uma factura de água, ou pessoalmente no Atendimento dos SMAS. Em ambos os casos deverá indicar onde se encontra o contador (interior ou exterior) e leitura do mesmo.

Como faço para mudar o titular de um contrato?

Consulte aqui os documentos necessários.



Facturação

O que é a conta da água?

É o valor correspondente ao consumo de água, tarifa de saneamento e tarifa de resíduos sólidos indexados à mesma.

Qual o tarifário em vigor?

Consulte aqui o tarifário em vigor.

Como é facturado o consumo de água?

É facturado de acordo com o tarifário em vigor e tendo em consideração o tipo de consumidor.

O que é a facturação por estimativa?

No caso do contador se encontrar no interior da habitação ou de o Leitor não ter acesso ao mesmo, caso a leitura não seja comunicada telefonicamente, será feita uma estimativa com base no consumo médio mensal conhecido.

Para comunicação de leituras - 800 208 800 (chamada gratuita)

 

O que é a TRS?

É uma tarifa que visa cobrir os custos com a recolha, transporte e tratamento dos mesmos. Sendo calculada da seguinte forma:
que é constituída por um valor fixo, dependendo do tipo de consumidor, e um valor indexado ao consumo de água.

Como posso pagar a factura da água?

  • Nos CTT
  • No Multibanco
  • Por débito directo (banco)
  • No Atendimento dos SMAS

Como posso aderir ao débito directo?

  • Através do preenchimento de uma autorização bancária no serviço de atendimento dos SMAS, fazendo-se acompanhar do NIB e de uma factura de água
  • Através do preenchimento de uma autorização bancária no seu próprio banco a qual deverá ser enviada posteriormente para os SMAS.

O que pode acontecer em caso de atraso de pagamento da conta da água?

Após a data limite para pagamento emitir-se-á carta de Aviso de Débitos em atraso, solicitando a liquidação da factura em causa. Posteriormente deslocar-se-á à sua habitação um fiscal que procederá em conformidade (corte de água).

 

Leitura do contador

Como se lê o contador?

Os números a negro indicam os metros cúbicos (m3), e os números a vermelho indicam os litros consumidos. Para efeitos de facturação deverá indicar só os números a negro ,ou seja, os metros cúbicos consumidos.

Quando é que os SMAS lêem o contador?

Mensalmente com excepção do período de férias do Leitor da área em causa.

Como posso comunicar a leitura do contador?

Através da Linha Verde - 800 208 800 (chamada gratuita), ou pessoalmente no serviço de atendimento dos SMAS.

 

O que fazer em caso de...

...fuga de água?

  • Se a fuga for após o contador - deverá fechar a torneira de segurança que se encontra junto ao mesmo e contactar um canalizador para solucionar o problema.
  • Se a fuga for antes do contador deverá contactar os SMAS 271 232 740

...quando não tenho água?

1º - Confirmar se os vizinhos também não têm
2º - Contactar os SMAS - 271 232 740

...quando tenho pouca pressão?

  • Confirmar se o mesmo se passa com os vizinhos ou se é um problema local.
  • Verificar se a torneira de segurança está totalmente aberta e caso não consiga detectar o problema comunicar aos SMAS - 271 232 740 (uma pequena fuga nas condutas públicas leva imediatamente à perda de pressão ou mesmo á ausência de água caso seja uma ruptura maior)

 

Qualidade da água

Porque é que por vezes a água da torneira está branca?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Normalmente esta situação acontece devido à pressão da água nas canalizações e é passageira, bastando deixar repousar a água no copo/recipiente durante alguns minutos. Normalmente não tem qualquer interferência na qualidade para consumo humano.

Porque é que por vezes a água cheira a cloro? Qual a importância do cloro?

A água pode parecer potável, apenas sob os aspectos organolépticos (cor, cheiro, sabor e turvação), mas para protecção contra o risco de contaminações microbianas, deve sofrer um processo de disinfecção, que vai eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até à torneira do consumidor.

Esta desinfecção pode ser feita por vários processos, sendo o mais utilizado a Cloração com cloro líquido, gasoso ou sob a forma de sais (Hipoclorito de sódio ou cálcio). Quando o cloro é utilizado como desinfectante no tratamento da água para garantir a qualidade microbiológica da mesma ao longo de todo o seu percurso, desde as Estações de tratamento, passando pela Rede de Distribuição até às torneiras dos consumidores, deve manter em toda a rede uma quantidade residual que garanta a sua actuação em qualquer ponto, caso haja uma ruptura ou infiltração externa.
O cloro deve ser adicionado à água em doses baixas, mas suficientes para garantir esses valores do cloro residual, adequados à manutenção da qualidade microbiológica da mesma, de acordo com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde - OMS.
Devido a este residual de segurança, ocasionalmente, o cheiro e o sabor do cloro podem ser sentidos, mas para o consumidor é uma garantia de que a água está desinfectada, logo não tem microrganismos que podem prejudicar a sua saúde.

Se o incomoda este facto, aconselha-se a deixar repousar a água por alguns minutos em recipiente aberto até que desapareça o cheiro e o sabor.

Porque é que por vezes a água sai aos jorros?

  • Após uma falta de água ou ausência prolongada de casa (ex. férias), ao abrir a torneira a água pode sair aos "jorros", devido à acumulação de ar nas canalizações.
  • Aconselhamos a deixar correr a água durante alguns minutos, pois a situação estabilizará.

Qual a legislação que regula o tratamento da água?

A legislação que regula o Controlo da Qualidade de Água para Consumo Humano, é elaborada por Directivas Europeias, e transposta para a legislação nacional, estando actualmente em vigor o Decreto-Lei nº 306/2007, de 6 de Agosto. Os SMAS elaboram anualmente um Plano de Controlo de Qualidade de todas as zonas de abastecimento do Concelho da Guarda de que são Entidade Responsável, plano que tem de obedecer à lei em vigor em número, frequência e parâmetros a analisar, e tem que ser previamente aprovado e avaliado anualmente pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos, estando os resultados disponíveis no seu site da Internet, para consulta pública.

O que significa a dureza da água?

-A "dureza" na água para consumo humano é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada "dura" quando existem valores significativos destes sais e "macia/leve" quando contém pequenas quantidades.
As águas "duras" manifestam-se na rotina diária pela formação de uma camada superficial, semelhante a "uma nata" quando são fervidas ou por depósitos/incrustações (normalmente brancos) nas canalizações, máquinas de lavar, etc.
No nosso Concelho, devido à predominância de granito nos solos, as nossas águas são muito macias/leves, o que as torna agradáveis de beber e não causam incrustações.

O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou a alcalinidade da água. Para o valor do pH está estabelecida cientificamente uma escala entre 0 e 14 que indica se uma solução é ácida (pH<7), neutra (pH=7), ou básica/alcalina (pH>7).
Para uma noção destes termos acidez/alcalinidade, damos os exemplos:

Ácido de bateria

<1.0

Vinagre

2.9

Água do mar

8.0

Amónia caseira

11.5

Sabonete vulgar

9.0 - 10.0

Hidróxido de sódio (soda) caseiro

13.5

No Concelho da Guarda as águas são normalmente ácidas (6.0-7.0), devido à natureza granítica do solo, mas tal facto não constitui qualquer problema para a Saúde Pública.

O que significa «água potável»?

Água potável é a designação utilizada para a água que pode ser consumida sem risco para a Saúde Pública.

Que factores podem influenciar as características da água?

  • As alterações/variações no tratamento;
  • As variações climáticas;
  • As contaminações exteriores: poluição orgânica e industrial;
  • A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores do prédio ,caso existam, podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. Isto deve-se normalmente a canalizações internas antigas ,galvanizadas, que ao se deteriorarem conferem à água um aspecto mais ou menos amarelo, formando depósito da mesma cor nos recipientes e paladar devido ao ferro libertado.
  • A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor. Quando a água está fresca é mais agradável ao paladar.

O que significa nos editais "Inf. ao VP"?

Os Grupos de Parâmetros que analisamos (estabelecidos na legislação), incluem desde 3 a 45 análises diferentes, pelo que seria exaustivo mencionar todos os números e VP = Valores Paramétricos (limites). Assim quando os Parâmetros determinados se encontram em conformidade com a lei,optamos por referir "Inf. ao VP", sendo, no entanto, sempre mencionados os que estejam em Inconformidade.

O consumidor pode, sempre que se justifique e a pedido, tomar conhecimento dos respectivos resultados.

Onde consultar os resultados das análises da água?

  • Os resultados das análises laboratoriais realizadas pelos SMAS da Guarda são divulgados trimestralmente em Editais para cada zona de Abastecimento, no cumprimento da legislação em vigor (DL 306/07, sendo enviados:
  • A todas as Juntas de Freguesia do Concelho, para afixação em local acessível à consulta dos nossos consumidores;
  • À Autoridade de Saúde Concelhia;
  • Afixados na entrada da CMG;
  • No Gabinete de Gestão de Informação e Controlo de Qualidade dos SMAS (disponível para qualquer consulta/esclarecimento/reclamação);
  • Neste site, trimestralmente, ficarão disponíveis os Editais da Qualidade da Água de todas as Zonas de Abastecimento do Concelho.

 

Reclamações

Como posso apresentar uma reclamação ou sugestão?

  • Por escrito para a nossa morada, Largo de São Vicente nº7 6300 - 600 Guarda
  • Pessoalmente no nosso serviço de atendimento
  • Telefonicamente

Gabinete de Relações Públicas

Por e-mail na secção reclamações/sugestões da nossa pagina web. Aqui.

 

Responsabilidades

Quem é o responsável pela reparação das canalizações domiciliárias...?

...antes do contador

Os SMAS

...depois do contador

O Consumidor

Quem é o responsável pelo contador?

O Consumidor

Em caso de fuga quem é o responsável?

Uma fuga só se reflectirá na factura de água se esta for após o contador, sendo esta da responsabilidade do consumidor, caso seja antes do contador a responsabilidade é dos SMAS.

 

Assistência

Qual o horário do piquete de avarias dos SMAS?

24/24h dia

Que serviços são efectuados pelos SMAS?

Consulte aqui

 

Resolução Alternativa de Litígios de Consumo
 

O Centro de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) a que estes Serviços Municipalizados pertencem no caso de Mediação ou Arbitragem é CNIAC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo